Os 25 Melhores Filmes Estrangeiros do Cinema

junho 17, 2012

A revista britânica Total Film, especializada em cinema, publicou uma lista dos melhores filmes estrangeiros, incluindo o nosso filme "Cidade de Deus". Conheçam alguns filmes dessa lista:

1) Acossado (A Bout De Souffle, 1960) - Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem. Michel promete a Patricia que irão juntos para a Itália, no entanto o crime de Michel está nos jornais e agora não há opção. Ele fica escondido no apartamento de Patricia, onde conversam, namoram, ele fala sobre a morte e ela diz que quer ficar grávida dele. Ele perde a consciência da situação na qual se encontra e anda pela cidade cometendo pequenos delitos, mas quando é visto por um informante começa o final da sua trágica perseguição.


2) Os Sete Samurais (Shichinin No Samurai, 1954) - No século XVI, durante a era Sengoku, quando os poderosos samurais de outrora estavam com os dias contados pois eram agora desprezados pelos seus aristocráticos senhores (samurais sem mestre eram chamados de "ronin"). Kambei (Takashi Shimura), um guerreiro veterano sem dinheiro, chega em uma aldeia indefesa que foi saqueada repetidamente por ladrões assassinos. Os moradores do vilarejo pedem sua ajuda, fazendo com que Kambei recrute seis outros ronins, que concordam em ensinar os habitantes como devem se defender em troca de comida. Os aldeões dão boas-vindas aos guerreiros e algumas relações começam. Katsushiro (Ko Kimura) se apaixona por um das mulheres locais, embora os outros ronins mantenham distância dos camponeses. O último dos guerreiros que chega é Kikuchio (Toshiro Mifune), que finge estar qualificado mas na realidade é o filho de um camponês que almeja aceitação. Os bandoleiros chegam e no final os vilões são derrotados, mas só três samurais sobrevivem e estes contemplam os túmulo dos camaradas enquanto os aldeões plantam arroz para a próxima estação.

3) Os Incompreendidos (Les Quatre Cents Coups, 1959) - Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud) é o filho negligenciado de Gilberte Doinel (Claire Maurier), que parece ter tempo para tudo menos o bem-estar da criança. Julien Doinel (Albert Rémy) não é o pai biológico, mas cria o menino como se fosse seu filho. Gilberte está tendo um caso e não se surpreende quando, por acaso, Julien fica sabendo que Antoine não está indo à aula, pois ela sabia que na hora do colégio o filho a tinha visto com seu amante. A situação se agrava quando Antoine, para justificar sua ausência no colégio, "mata" a mãe. Quando seus pais aparecem na escola, a verdade é descoberta e Julien o esbofeteia na frente de seus colegas. Após isto ele foge de casa e arruma um lugar para dormir. Paralelamente seus pais culpam um ao outro pelo comportamento dele, após lerem a carta na qual ele se despede. No outro dia Antoine vai à escola normalmente. Lá sua mãe o encontra e se mostra preocupada por ele ter passado a noite em uma gráfica. Ela alegremente o aceita de volta, mas os problemas não acabam. Antoine se desentende com um professor, que o acusa de plagiar Balzac. Como ele odeia a escola, sai de casa de novo e para viver é obrigado a fazer pequenos roubos.


4) O Sétimo Selo (Det Sjunde Inseglet, 1956) - Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.


5) Ladrões de Bicicletas (Ladri Di Biciclette, 1948) - Em Roma um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), é razoavelmente feliz e trabalha para sustentar a família. Precisando ter uma bicicleta para pegar um emprego, com sacrifício ele consegue recuperar a sua bicicleta, que estava empenhada. Entretanto ela é roubada, para seu desespero. Juntamente com seu filho Bruno (Enzo Staiola), Antonio a procura pela cidade. Como não consegue encontrá-la, ele resolve cometer o mesmo crime.


6) M, O Vampiro de Düsseldorf (M, 1931) - No final da década de 20, um assassino de crianças aterroriza uma cidade alemã. A polícia sai a procura do infanticida, deixando as ruas repletas de tiras, ameaçando as atividades criminosas do submundo do crime. A bandidagem organiza-se e captura o assustado assassino, levando-o para um julgamento onde decidirão se o entrega a justiça ou o condena à morte. Primeiro filme sonoro de Fritz Lang e para muitos a sua obra máxima. O grande cineasta alemão encontrou no ator Peter Lorre a expressão perfeita para refletir realisticamente o medo, a demência, e a languidez do assassino Hans Beckert.


7) Cidade de Deus (2002) - Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.


8) Era Uma Vez em Tóquio (Tokyo monogatari, 1953) - Casal de idosos viaja a Tóquio, onde pretende visitar os filhos que há anos não vêem. Porém, todos são muito atarefados e não têm tempo para dar-lhes atenção. Quando sua mãe fica doente, os filhos vão visitá-la junto com a nora de seu falecido filho mais novo, e complexos sentimentos são revelados entre eles.


9) O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006) - Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.


10) A Batalha de Argel (La Battaglio di Algeri, 1966) - Os eventos decisivos da guerra pela independência da Argélia, marco do processo de libertação das colônias européias na África. Entre 1954 e 1957 é mostrado o modo de agir dos dois lados do conflito, a Frente de Libertação Nacional e o exército francês. Enquanto que o exército usava técnicas de tortura e eliminava o maior número possível de rebeldes, a FLN desenvolvia técnicas não-convencionais de combate, baseadas na guerrilha e no terrorismo.


11) Viver (Ikiru, 1952) - Kanji Watanabe é um burocrata de longa data que não liga para nada que não o interesse. Quando descobre que está com câncer, decide construir um playground em seu bairro, tentando descobrir um sentido para sua vida. Desengavetando o projeto de anos atrás, ele enfrenta diversos problemas para conseguir construir o parquinho, começa a se envolver mais com os habitantes do local, inclusive brigando com sua família e superiores, por terem considerado que ele enlouqueceu com a notícia.


12) O Encouraçado Potemkin (Bronenosets Potyomkin, 1925) - Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle. Logo depois dos gatilhos serem apertados Vakulinchuk (Aleksandr Antonov), um marinheiro, grita para os soldados e pede para eles pensarem e decidirem se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os soldados hesitam e então abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, na qual o marinheiro é morto. Mas isto seria apenas o início de uma grande tragédia.


13) Metrópolis (1927) - Metrópolis, ano 2026. Os poderosos ficam na superfície, onde há o Jardim dos Prazeres, destinado aos filhos dos mestres. Os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Trabalhadores. Esta poderosa cidade é governada por Joh Fredersen (Alfred Abel), um insensível capitalista cujo único filho, Freder (Gustav Fröhlich), leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins. Mas um dia Freder conhece Maria (Brigitte Helm), a líder espiritual dos operários, que cuida dos filhos dos escravos. Ele conversa com seu pai sobre o contraste social existente, mas recebe como resposta que é assim que as coisas devem ser. Quando Josafá (Theodor Loos) é demitido por Joh, por não ter mostrado plantas que estavam em poder dos operários, Freder pede sua ajuda. Paralelamente Rotwang (Rudolf Klein-Rogge), um inventor louco que está a serviço de Joh, diz ao seu patrão que seu trabalho está concluído, pois criou um robô à imagem do homem. Ele diz que agora não haverá necessidade de trabalhadores humanos, sendo que em breve terá um robô que ninguém conseguirá diferenciar de um ser vivo. Além disto decifra as plantas, que são de antigas catacumbas que ficam na parte mais profunda da cidade. Curioso em saber o que interessa tanto aos operários, Joh e Rotwang decidem espioná-los usando uma passagem secreta. Ao assistir a uma reunião, onde Maria prega aos operários lhes implorando que rejeitem o uso de violência para melhorar o destino e pensar em termos de amor, dizendo ainda que o Salvador algum dia virá na forma de um mediador. Mas mesmo este menor ato de desafio é muito para Joh, que ouviu a fala na companhia de Rotwang. Assim, Joh ordena que o robô tenha a aparência de Maria e diz para Rotwang escondê-la na sua casa, para que o robô se infiltre entre os operários para semear a discórdia entre eles e destruir a confiança que sentem por Maria. Mas Joh não podia imaginar uma coisa: Freder está apaixonado por Maria.


14) O Salário do Medo ( Le Salaire de la Peur, 1953) - No quente e poeirento vilarejo de Las Piedras a pobreza está em cada lugar que se olha. Os homens se queimam debaixo de um sol abrasador, enquanto as mulheres fazem as tarefas delas e crianças seminuas brincam nas ruas barrentas. A cidade é controlada pela Southern Oil Company (S.O.C.), que lucra às custas da segurança dos aldeões. A uma certa distância de Las Piedras um incêndio num poço de petróleo está incontrolável, assim o chefe americano da S.O.C. na região, Bill O'Brien (William Tubbs), decide parar o incêndio provocando um explosão. Para tanto O'Brien envia dois caminhões, cada um com dois motoristas e quatrocentos litros de nitroglicerina. O risco é tanto que O'Brien ficará satisfeito se um dos caminhões chegar ao destino, pois não há dispositivo de segurança e a estrada é péssima, assim o menor erro irá provocar uma explosão. Para motivar os motoristas, Bill vai pagar para cada um US$ 2 mil. Após testar as habilidades deles no caminhão, Bill escolhe Mario (Yves Montand), Bimba (Peter van Eyck), Smerloff (Jo Dest) e Luigi (Folco Lulli). Um gângster francês fugitivo, Jo (Charles Vanel), é dispensado, para o desânimo de Mario, que admira muito sua coragem. Apesar de respeitar Jo, Bill lhe explica que não o escolheu por ele estar muito velho para este trabalho, mas promete que se alguém desistir o emprego é dele. Os escolhidos na hora da partida reparam que Smerloff ainda não veio e, de forma suspeita e conveniente, Jo aparece, usando como pretexto se despedir de Mario. Considerando que Smerloff parece ter desaparecido, Jo fica com seu trabalho. Bill estipula que os caminhões partirão com uma diferença de meia hora entre eles, para prevenir caso aconteça algum acidente. Mario e Jo saem na frente, mas logo no início do percurso Jo se sente indisposto e pára o caminhão. Em pouco tempo são alcançados por Bimba e Luigi, que passam a ir na frente. Mas o verdadeiro problema deles surge quando obstáculos começam a aparecer, sendo que o primeiro é uma íngreme montanha.


15) O Ódio (La Haine, 1995) - Filmado no estilo cinema-verdade, O Ódio acompanha um dia na vida de três jovens alienados, propensos a violência , que moram no mesmo conjunto habitacional de Paris. Vinz, que é judeu, é o mais raivoso e menos inteligente dos três. O norte-africano Ssaid é mais calmo, mas também o mais desesperado a respeito do futuro. Hubert é negro, e o mais maduro, que canaliza a sua raiva através do boxe. Os três passaram a noite toda em conflito com a policia, depois que Abdel Ichah, um árabe de 16 anos e amigo deles, fica em coma após ser espancado durante um interrogatório. Mas um caso de abuso de poder, mais um motivo. Embora os três tenham sido tomado pela ira, um cuida do outro para manter o controle. Mas tudo muda quando Vinz encontra um revolver carregado... agora eles viverão o dia mais importante de suas vidas.


16) Asas do Desejo (Der Himmel über Berlin, 1987) - Na Berlim pós-guerra, dois anjos perabulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles lêem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram. Entretanto, um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista, deseja se tornar um humano para experimentar as alegrias de cada dia.



17) O Boulevard do Crime (Les Enfants du Paradis, 1945) - Ambientado no início do século 19, O Boulevard do Crime expõe o romance do mímico Debureau (Jean-Louis Barrault) com uma bela atriz (Arletty), no Boulevard de Templiers, em Paris, por onde circulam ladrões, golpistas e assassinos e atores. 
Primeira Época - Paris no tempo de Louis Philippe. No lugar chamado Boulevard do Crime se misturam bandidos e atores. É lá que chega Frédéric Lemaitre (Brasseur) disposto para chegar ao sucesso como ator. A atriz Garance (Arletty) tem um romance com o mimico Debureau (Barrault)mas há rivais. 
Segunda Época - Os anos se passaram, o Boulevard não mudou mas Garance descobriu que cometeu um erro ao se casar com o rico Conde Courtray. Enquanto isso, Lemaitre virou um astro famoso e Debureau também faz sucesso (mas ela descobre que ainda o ama).
Carné adiou ao máximo o tempo da pós-produção, para que a estréia ocorresse em 1945 e seu filme fosse o primeiro do pós-guerra, mas o lançamento ocorreu um ano antes do final da II Guerra Mundial, em 1944. O filme foi o último grande sucesso do diretor, que se tornou famoso por ter criado, em parceria com Jacques Prévert, o chamado realismo poético no cinema. Curiosidade: em meio a escassez da época, todos tiveram de colaborar com a confecção dos cenários, trazendo peças de família e roupas autênticas.


18) O Joelho de Claire (Le Genou de Claire, 1970) - Jerome (Jean-Claude Brialy) é um diplomata que passa suas últimas férias de solteiro às margens do lago Annecy. Lá ele reencontra Aurora (Aurora Cornu), uma escritora italiana que é sua amiga e que alugou um quarto na casa de uma senhora e suas duas filhas, Laura (Béatrice Romand) e Claire (Laurence de Monaghan). Logo Aurora o avisa que Laura está interessada nele, incentivando-o a ter um último namoro antes do casamento. Entretanto Jerome está interessado em Claire, tendo um desejo obsessivo em acariciar seu joelho.


19) A Regra do Jogo (Régle du Jeu, 1939) - Renoir traça um perfil das regras do jogo das relações humanas ao acompanhar um fim-de-semana de caça em uma casa de campo, no qual participam alguns casais de amigos burgueses, bem como seus respectivos empregados. Tudo começa bem, até que conflitos e traições compõem um clima de tensão entre os convidados. 


20) Amor à Flor da Pele (Fa yeung nin wa, 2000) - Chow (Tony Leung Chiu Wai) e sua mulher acabaram de se mudar. Logo, ele conhece Li-Zhen (Maggie Cheung), uma jovem que também acabou de se mudar com o marido. Ele trabalha para uma companhia japonesa, o que significa que está freqüentemente viajando. Como sua mulher também fica, muitas vezes, longe de casa, Chow passa muito tempo com Li-zhen. Eles se tornam amigos e, um dia, são forçados a encarar os fatos: seus respectivos parceiros estão tendo um caso.


21) Amores Brutos (Amores Perros, 2000) - Em plena Cidade do México, um terrível acidente automobilístico ocorre. A partir deste momento, três pessoas envolvidas no acidente se encontram e têm suas vidas mudadas para sempre. Um deles é o adolescente Octavio (Gael García Bernal), que decidiu fugir com a mulher de seu irmão, Susana (Vanessa Bauche), usando seu cachorro Cofi como veículo para conseguir o dinheiro para a fuga. Ao mesmo tempo, Daniel (Álvaro Guerrero) resolve abandonar sua esposa e filhas para ir viver com Valeria (Goya Toledo), uma bela modelo por quem está apaixonado. Também se envolve no acidente Chivo (Emilio Echevarría), um ex-guerrilheiro comunista que agora atua como matador de aluguel, após passar vários anos preso. Ali, em meio ao caos, ele encontra Cofi e vê a possibilidade de sua redenção.


22) A Doce Vida (La Dolce Vita, 1960) - O jornalista Marcello (Marcello Mastroianni em desempenho memorável) vive entre as celebridades, ricos e fotógrafos que lotam a badalada Via Veneto. Neste mundo marcado pelas aparências e por um vazio existencial, freqüenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida.


23) Aguirre, A Cólera de Deus (Aguirre, der Zorn Gottes, 1972) - Em meados do século XVI, o conquistador espanhol Gonzalo Pizarro lidera uma expedição ao Peru, em busca de Eldorado, a mítica cidade do ouro. Um dos seus homens, Dom Lope de Aguirre, consumido pela loucura, sonha em conquistar toda a América do Sul.


24) Oldboy (2003) - 1988. Oh Dae-su (Choi Min-sik) é um homem comum, bem casado e pai de uma garota de 3 anos, que é levado a uma delegacia por estar alcoolizado. Ao sair ele liga para casa de uma cabine telefônica e logo em seguida desaparece, dexando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha. Pouco depois ele percebe estar em uma estranha prisão, que na verdade é um quarto de hotel onde há apenas uma TV ligada, no qual recebe pouca comida na porta e respira um gás que o faz dormir diariamente. Através do noticiário da TV ele descobre que é o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa, o que faz com que tente o suicídio. Sem obter sucesso, ele passa a se adaptar à escuridão de seu quarto e a preparar seu corpo e sua mente para sobreviver à pena que está sendo obrigado a cumprir sem saber o porquê.


25) Tudo Sobre Minha Mãe (Todo sobre mi madre, 1998) - No dia de seu aniversário, Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente da mãe, Manuela (Cecilia Roth), uma ida para ver a nova montagem da peça "Um bonde chamado desejo", estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Após a peça, ao tentar pegar um autográfo de Huma, Esteban é atropelado e termina por falecer. Manuela resolve então ir de encontro ao pai, que vive em Barcelona, para dar-lhe a notícia, quando encontra no caminho o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo.

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista