Qual a diferença entre Vintage e Retrô

abril 07, 2012

Muitas vezes no universo do design, ouvimos os termos vintage e retrô. Parece que são a mesma coisa, mas não é. Vejamos o que significa cada um dos termos.




Vintage: deriva do latim - Vindêmia, que significa o ano da safra de um vinho, era um termo utilizado no século XVIII para se referir que o vinho antigo de uma determinada safra era bom. Atualmente é usado para se referir a qualquer coisa antiga com aspecto desgastado pelo tempo, mas na verdade significa um produto que mantém suas características de produção inicial. Como no caso das imagens acima, o sabonete Phebo, a Coca-Cola e a manteiga Aviação são produtos mantém a linguagem e características originais de quando foram produzidos, alterando pouco a embalagem e conteúdo, são produtos que continuam sendo comercializados desde o tempo do vovô e não saíram de linha. Uma bolsa Chanel encontrada no brechó pode ser considerada um produto Vintage.



Retrô: é um produto novo com a tecnologia de hoje, porém com a estética visual de antigamente como no caso das imagens acima: a televisão com aspecto que é dos anos 60, o cd-player em estilo automotivo dos anos 50 e o MP3 que se parece com uma fita K7 de antigamente.

Como podemos ver, Vintage e Retrô tem significados bem diferentes, resumindo, o vintage é aquele produto tradicional no mercado que não mudou muito com o decorrer do tempo e o retrô é algo novo com aspecto de antigo.

You Might Also Like

6 Comments

  1. Querido João, estou fazendo pesquisas para meu blog, pois passo por vários,leio livros,revistas e quando tenho tempo,assisto documentários.Não sou formada em moda,porém aprecio e busco estar informada na medida do possível. Estou te seguindo,pois te achei no meio de tantos blogs e o seu trabalho é excepcional!Ele tem muita informação,é muito bem escrito,agrega conhecimento e as imagens são belíssimas!Parabéns,te desejo muito sucesso e tudo de bom!Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Sandra, comentários positivos como o seu, me inspiram a melhorar cada vez mais.;)

      Excluir
  2. Oi João!
    Muito útil esse post!!
    Agora sei a diferença...
    Abraços!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei foi a melhor explicação que já encontrei parabéns....

    ResponderExcluir
  4. também gostei da explicação do João Lima.

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista