Coca-Cola Brasil lança Bottle-to-Bottle, primeira garrafa feita de PET reciclado pós-consumo em grau alimentício no País

setembro 06, 2011




• Bottle-to-Bottle da Coca-Cola foi a primeira garrafa feita com PET pós-consumo reciclado grau alimentício a receber a aprovação da Anvisa
• Nova tecnologia agregará valor à cadeia de reciclagem do PET, beneficiando os catadores

A Coca-Cola Brasil dá mais um passo rumo à garrafa sustentável do futuro e torna-se pioneira no uso de materiais reciclados em suas embalagens com o lançamento da Bottle-to-Bottle. Trata-se de uma embalagem PET produzida parcialmente a partir de garrafas PET pós-consumo recicladas. Com esta nova demanda para o PET reciclado, direcionado à fabricação de embalagens para alimentos, espera-se uma valorização do material coletado, impulsionando toda a cadeia de reciclagem do País.


O lançamento neste dia 6 de setembro, em São Paulo, conta com a presença de Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil; Rino Abbondi, vice-presidente de Técnica e Logística da empresa; Roberto Laureano, representante do Movimento Nacional dos Catadores; e Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu.


Segundo Marco Simões, “com o lançamento da Bottle-to-Bottle confirmamos nosso compromisso de inovação no segmento. Além dos benefícios ambientais, o PET reciclado passa a ter mais valor, aumentando também a remuneração das cooperativas”.
A nova garrafa começará a ser comercializada em setembro, inicialmente nas embalagens de Coca-Cola de 2,5L, pelo fabricante Spaipa, que atua no Paraná e em parte de São Paulo.


“Graças ao projeto Bottle-to-Bottle, até o fim de 2011 serão economizadas cinco mil toneladas de PET virgem, o que é ótimo para o meio ambiente. Prevemos que, até 2014, todas as embalagens PET do nosso portfolio serão fabricadas com a nova tecnologia, fazendo com que esta economia chegue a 60 mil toneladas/ano”, afirma Rino Abbondi, vice-presidente de Técnica e Logística da



Coca-Cola Brasil.

Para Roberto Laureano, representante do Movimento Nacional dos Catadores, “a nova tecnologia contribui muito para organização dos catadores no Brasil, gerando trabalho, renda e inclusão social. Parabenizo a empresa por esta iniciativa”.
“A Coca-Cola dá um passo na direção certa. Este é o caminho certo a ser trilhado e contribui enormemente para evolução das embalagens rumo à sustentabilidade”, reforçou Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu.


Nova era de embalagens

Bottle-to-Bottle é a embalagem PET da Coca-Cola elaborada com PET virgem tradicional e PET pós-consumo reciclado grau alimentício, o chamado PET PCR. Inicialmente, a Coca-Cola irá utilizar 20% de resina PET PCR e 80% de resina PET virgem nesta embalagem, e esta proporção pode ser aumentada à medida que a oferta de PET PCR grau alimentício cresça. Em suma, trata-se de um projeto que nos permite produzir novas garrafas PET a partir de garrafas pós-consumo recicladas. No processo de fabricação da resina PET PCR, as embalagens PET coletadas são selecionadas, trituradas - e os flocos resultantes passam por um processo de intensa limpeza e descontaminação em um reator, sob alta temperatura e pressão, até atingir um grau de pureza adequado para utilização na fabricação de embalagens destinadas ao contato direto com alimentos. A tecnologia empregada na fabricação da resina PET PCR grau alimentício, validada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, confere ao PET reciclado as mesmas características de um material novo (resina PET virgem), a partir do qual se elaboram embalagens plásticas. O processo de fabricação da Bottle-to-Bottle representa utilização de menos água e energia que outros sistemas de produção de PET reciclado para uso alimentício, como a despolimerização do PET (processo em que o polímero é decomposto em seus componentes originais) ou as embalagens com múltiplas camadas, onde o PET PCR é aprisionado entre 2 camadas de PET virgem.


A Bottle-to-Bottle faz parte de um conjunto de ações sustentáveis da Coca-Cola, que investe constantemente no desenvolvimento de embalagens inovadoras e prioriza novas aplicações para materiais reciclados e o uso racional de recursos naturais em seus projetos. Nos últimos anos, as embalagens de PET reduziram seu peso entre 8% e 26%, dependendo do tamanho. As embalagens de vidro e de alumínio também tiveram seus pesos consideravelmente reduzidos. Um exemplo disso é a Minitampa para garrafas PET com as dimensões da tampa e do bocal menores que o padrão tradicional da indústria, diminuindo o consumo da resina derivada de petróleo.


No ano passado, a Coca-Cola Brasil ainda lançou PlantBottle na América Latina, inaugurando uma nova era de embalagens sustentáveis ao criar a 1ª garrafa PET da América do Sul com origem vegetal. Na embalagem, feita de PET, o etanol da cana-de-açúcar substitui parte do petróleo utilizado como insumo. Por ter origem parcialmente vegetal – 30% à base da planta -, a tecnologia reduz a dependência da empresa em relação aos recursos não-renováveis, além de diminuir em até 20% as emissões de CO2.
Cadeia de reciclagem - O lançamento de Bottle-to-Bottle está alinhado com a plataforma de sustentabilidade Viva Positivamente, criada em 2008 pela Coca-Cola Brasil com o objetivo de reunir princípios, valores e áreas de atuação prioritárias para que sua operação continue avançando de forma sustentável. Neste conjunto de iniciativas, o programa “Reciclou, Ganhou” tem por objetivo, desde 1996, promover a educação ambiental e estimular a reciclagem de embalagens, contribuindo para minimizar o impacto destas sobre o meio ambiente. Hoje, a empresa apoia cerca de 200 cooperativas em todo o País, com o objetivo de torná-las lucrativas e geridas corretamente, além de contribuir para a formação de uma cultura de reciclagem. Graças ao trabalho, principalmente das cooperativas de coleta seletiva e de uma indústria recicladora eficiente, o País ostenta também um dos mais altos índices mundiais de reciclagem de embalagens de PET, atualmente em torno de 55,6%.


Sistema Coca-Cola Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos fabricantes brasileiros, além do Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (SABB), emprega diretamente mais de 53 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 500 mil empregos.

Os investimentos do Sistema no Brasil somaram mais de R$ 8 bilhões nos últimos seis anos e, em 2011, serão investidos mais R$ 2,5 bilhões. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,95 litro de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 98,2% das latas de alumínio e 55,6% das garrafas PET são recicladas. Para saber mais, visite os sites: www.institutococacolabrasil.com.br e www.cocacolabrasil.com.br.

Textual Serviços de Comunicação
Assessoria de Imprensa da Coca-Cola Brasil
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