De volta à 1981

agosto 27, 2011

Essa postagem é especial para aqueles que já passaram dos 30, mas a geração de hoje também poderá saber o que rolava no cotidiano no ano de 1981, há 30 anos atrás, numa época onde não existiam telefones celulares, a televisão passava programação de qualidade, as crianças podiam brincar tranquilamente nas ruas e o tempo passava devagar.

Entrem nesse DeLorean dourado que foi lançado em 1981, igual ao do filme De Volta para o Futuro e vamos viajar no tempo.

 O Fusca de 1981 dá uma repaginada no seu design e vira carro de luxo como esse modelo 1300 GL

 Em Agosto de 1981, a Fiat já antecipava a linha 82 de seus veículos. Dentre eles o Fiat 147, um forte concorrente do Fusca.


O Passat em 81, era um dos carros mais cobiçado e querido de todos.


Em 1981, a Wolkswagen lança o Voyage e numa propaganda romântica anuncia que os bons tempos estavam de volta.


As motos lançadas em 1981, da Honda e Yamaha.



Em 81, o Brasil vivia num período de inflação altíssima, eu me lembro que naquela época, pobre não tinha poder aquisitivo, pois os preços subiam diariamente, o que você comprava por um preço em um dia, no outro dia já estava com o valor maior. O Banco Central colocava em circulação, as novas cédulas e moedas do Cruzeiro, que era o dinheiro da época.


Naquela época, eu era uma criança de 9 anos. Me lembro que para começar bem o dia, minha mãe dava Mastiguinhas, que eram vitaminas com sabor de morango, laranja lima, limão e tangerina. Se dava uma por dia, o duro era convencer eu e minhas irmãs que aquilo não era balinha.


Em 1981, a Editora Abril lançou o álbum de figurinhas Como diz o ditado com a Turma da Mônica, só se via a criançada colando essas figurinhas no caderno e trocando as repetidas entre os colegas 

Eu adorava quando minha mãe comprava as revistas Destaque e Brinque, ficava horas me divertindo, montando as figuras. 


Outra mania da garotada em 1981, eram as cartelas Kalkitos da Paper Mate e Transfer da Editora Abril. Vinha um encarte poster com uma cartela cheia de figuras no qual se posicionava e decalcava usando lápis ou caneta. Eu me lembro que o pessoal comprava para decalcar na capas do livros ou num cantinho do caderno. Geralmente tinham vários temas.



 Outra lembrança de escola, eram as minúsculas canetinhas Sylvapen, como tinha florzinhas estampadas, era óbvio que se tratava de um produto para meninas. Elas vinham num estojinho branco.


Uma novidade de 81, foi a chegada do Toddy Pronto, que vinha numa latinha, pronto para beber. 
Era uma delícia!



Em 1981, a revista Veja anunciava a chegada de um novo eletrônico nos lares brasileiros, era o videocassete, as pessoas poderiam gravar os seus programas favoritos. Os primeiros modelos tinham o carregamento da fita na parte de cima, havia uma guerra entre os formatos VHS da JVC e Betamax da Sony. O VHS venceu a guerra pelas fitas apresentarem mais tempo de gravação. As fitas Betamax eram menores e tinha apenas capacidade para 1 hora de gravação.



 Olivia Newton John  e o sucesso da música "Physical"

Betty Faria, a professora de ginástica, Joana Lobato na novela Baila Comigo

Em 1981, malhar era a moda à nivel mundial, até minha mãe aderiu esse modismo e com a chegada do videocassete, Jane Fonda entra na onda fitness e lança o vídeo Workout que virou um sucesso de vendas. Olivia Newton John canta o hit Physical que rapidamente se tornou um verdadeiro hino da malhação nas academias naquele ano. O sucesso foi tanto que a cantora apareceu cantando essa música na novela Jogo da Vida, mesmo não fazendo parte da trilha sonora internacional.
A moda fitness entrou no horário nobre com a novela Baila Comigo de Manoel Carlos, onde muitas ações se passavam numa academia. O figurino de Betty Faria que fazia a professora de ginástica, Joana Lobato, foi criado pela figurinista Helena Gastal, logo foi copiado por todas as mulheres. Todas queriam as polainas coloridas que apareciam na abertura da novela.





A abertura da Baila Comigo fez tanto sucesso que até a Caixa Econômica Federal copiou a ideia no comercial com o famoso jingle: Vem pra Caixa, você também!"



A Turma da Mônica se inspirou na abertura de Baila Comigo e fez uma coreografia no comercial da Maionese Cica em 1981



Fábio Jr e Glória Pires, casados na época, no anúncio da Vilejack Jeans. Fábio vivia Pedro, o protagonista da novela das 7, O Amor é Nosso!

Nádia Lippi foi a capa da edição de aniversário da Playboy em Agosto de 1981

Lauro Corona era o personagem Caê na novela Baila Comigo aparece no anúncio das camisas Raphy

Em 1981, as camisas e calças jeans UsTop estavam em todos os guarda-roupas




Na onda fitness de 81, nada mais na moda do que usar Adidas

A revista Manequim se remodelava e trazia Angélica na capa, ainda pequena e linda.

A revista Claudia estava em festa comemorando os seus 20 anos em 1981

Em Agosto de 1981, o casamento do Príncipe Charles e Lady Di foi o mais comentado do ano.

Os primeiros computadores entravam em cena como o Sid 3000, que tinha 64K de memória RAM

 Anúncio politicamente incorreto dos cigarros Ella para mulheres, notem o floral psicodélico no filtro.


 O quebra cabeça Elo Maluco da Estrela era a sensação daquela época

Eu me lembro que eu sonhava com essa calculadora do Professor Corujinha, principalmente porque era muito ruim em Matemática.

O Robôzinho Ar-Tur lançado pela Estrela em 1981, era o sonho de todo o menino.


Maxi Cargo que também foi lançado pela Estrela naquele ano, era divertido ver os carrinhos fazendo manobras

As bonecas Minuche que surgiram em 81, vinham numa sacolinha e eram uma versão gigante das Fofoletes.

Em 1981, era sagrado jantar aos Domingos, assistindo Os Trapalhões, eles faziam um sucesso tremendo, a Estrela lançou esse divertido jogo Papa Tudo Trapalhões.



Em 81, a boneca Susi completava 15 anos e aparecia em grande estilo nesse comercial.

O freezer chega aos lares brasileiros ainda com o nome de Congelador Doméstico.

A novela Os Imigrantes escrita por Benedito Ruy Barbosa, na Band anunciava a mudança de fase.

O anúncio da Siemens mostrava uma orquestra dentro de um gerador da Itaipu, que estava prestes a ser inaugurada.

A Basf apresentava as fitas K7 Cromo para alegria dos amantes da música que adoravam gravar coletâneas.


A Estrela lançava o brinquedo eletrônico Merlin, eu tive um.

Nescafé me lembrava as férias de julho quando eu ia pra casa de minha vó e lá na casa dela tinha.

A caixa de bombons May Fair, um lançamento chique da Nestlé em 1981


Anúncio do Shower Gel da Nivea, que hoje daria o que falar.


Em 1981, inaugurava em São Paulo, o shopping center Eldorado, a iluminação da Philips vira anúncio.

A Arno lançava o Pipocador Automático, eu me lembro que apareceu em uma cena da novela Jogo da Vida

Sempre Livre lançava uma novidade em 81, o absorvente perfumado


O perfume masculino Senior da Phebo era uma delícia, meu pai usava

Um outro modismo era usar o tênis Iate da Rainha


O rádio gravador da National apelava para o sex appeal masculino

Essas eram as músicas que fizeram mais sucesso em 81, segundo a lista da Billboard

Em 1981, Nikka Costa, uma garotinha de 9 anos fez muito sucesso com a triste música "On my Owm".
A canção "I Believe in Love" fez parte da trilha sonora internacional da novela Jogo da Vida 







A Rede Globo ressucitando os antigos festivais de MPB. Em 81, na segunda edição do MPB Shell, Lucinha Lins vence o festival com a música "Purpurina" e foi vaiada e xingada pelos que torciam para que a música "Planeta Água" vencesse, a canção de Guilherme Arantes ficou em segundo lugar. O samba "Mordomia" cantado por Almir Guineto ficou em terceiro lugar.




Gal Costa lança o álbum Fantasia em 81, tinha músicas antológicas como "Meu Bem, Meu Mal" e "Açaí", mas foi a faixa "Festa do Interior" que fez mais sucesso, virando um hit obrigatório nas Festas Juninas daquele ano. 


Celine Dion, uma adolescente de 13 anos inicia sua carreira, gravando seu primeiro disco totalmente em francês

Toda a festa de aniversário de criança tinha que ter as músicas da Patotinha tocando, com o sucesso das cantigas de rodas em ritmo de discoteca, elas lançaram o segundo volume em 81.



ABBA completava 10 anos de carreira e foi lançada uma coletânea pela Som Livre. Meu pai tinha a fita cassete e era a trilha sonora das viagens da família.


A Som Livre começou uma coletânea de hits de sucesso em 1978 e todo ano lançava um álbum.
O Disco 81 trazia Xuxa no seus tempos de modelo com um micro-shorts fazendo pose de musa do verão.

As 100 músicas mais tocadas em 1981 nas rádios brasileiras



001) Bette Davis Eyes - Kim Carnes
002) Baila Comigo - Rita Lee
003) Nos Bailes da Vida - MIlton Nascimento
004) Emoções - Roberto Carlos
005) Endless Love - Diana Ross & Lionel Richie
006) (Just Like) Starting Over - John Lennon
007) Clarear - Roupa Nova
008) Palco - Gilberto Gil
009) Lança Perfume - Rita Lee
010) Arthur's Theme (Best That You Can Do) - Christopher Cross
011) Deixa Chover - Guilherme Arantes
012) Nova Manhã - 14-Bis
013) Lua e Estrela - Caetano Veloso
014) Kiss On My List - Daryl Hall & John Oates
015) Se Eu Quiser Falar Com Deus - Gilberto Gil
016) Woman - John Lennon
017) Paixão - Kleiton & Kledir
018) The One That You Love - Air Supply
019) Caçador de Mim - Milton Nascimento
020) Time - Alan Parsons Project
021) Keep On Loving You - REO Speedwagon
022) Guilty - Barbra Streisand & Barry Gibb
023) Eternas Ondas - Fagner
024) Living Inside Myself - Gino Vannelli
025) Bem-Te-Vi - Renato Terra
026) Cama e Mesa - Roberto Carlos
027) Eu Também Quero Beijar - Pepeu Gomes
028) Neném - Boca Livre
029) Conga, Conga, Conga - Gretchen
030) Abre Coração - Marcelo
031) Celebration - Kool & The Gang
032) Shine On - L.T.D.
033) Decisão - Joanna
034) Just The Two Of Us - Groover Washington Jr.
035) For Your Eyes Only - Sheena Easton
036) Luiza - Tom Jobim
037) Eu Me Rendo - Fábio Jr.
038) Outras Palavras - Caetano Veloso
039) O Sal da Terra - Beto Guedes
040) Quero Quero - Cláudio Nucci
041) Canção de Verão - Roupa Nova
042) Morning Train (Nine To Five) - Sheena Easton
043) All Those Years Ago - George Harrison
044) Crying - Don McLean
045) Daquilo Que Eu Sei - Ivan Lins
046) Hearts - Marty Balin
047) Reality - Richard Sanderson
048) Rapture - Blondie
049) A Chuva Cai - Beth Carvalho
050) Homem Com H - Ney Matogrosso
051) Lady (You Bring Me Up) - Commodores
052) Without Your Love - Roger Daltrey
053) Being With You - Smokey Robinson
054) Take Me Now - David Gates
055) Seduzir - Djavan
056) Para Ser o Sol - A Cor do Som
057) Me Deixas Louca - Elis Regina
058) Tell It Like It Is - Heart
059) Dia Branco - Geraldo Azevedo
060) Tesouros da Juventude - Lulu Santos
061) The Best Of Times - Styx
062) Purpurina - Lucinha Lins
063) Theme From "Greatest American Hero" - Joey Scarbury
064) You Weren't In Love - Mick Fleetwood
065) 9 To 5 - Dolly Parton
066) What's In A Kiss? - Gilbert O'Sullivan
067) Portela na Avenida - Clara Nunes
068) Bem Simples - Roupa Nova
069) Corações a Mil - Marina
070) A Woman Needs Love - Ray Parker Jr & Raydio
071) Agora Só Falta Você - Zizi Possi
072) Coração Cigano - Wando
073) Zanzibar - A Cor do Som
074) Vira Virou - Kleiton & Kledir
075) Good Thing Going - Sugar Minott
076) Onde a Dor Não Tem Razão - Paulinho da Viola
077) Pega na Mentira - Erasmo Carlos
078) I Don't Need You - Kenny Rogers
079) Love On The Rocks - Neil Diamond
080) A Terceira Lâmina - Zé Ramalho
081) Estrela Guia - Joanna
082) Gata Todo Dia - Marina
083) Old Photographs - Jim Capaldi
084) Shaddap You Face - Joe Dolce
085) Hurt - Carly Simon
086) Sentinela - Milton Nascimento
087) Perdidos na Selva - Gang 90 & As Absurdettes
088) If Leaving Me Is Easy - Phil Collins
089) Physical - Olivia Newton-John
090) Planeta Água - Guilherme Arantes
091) Stars on 45 (medley) - Stars On 45
092) Vida - Beth Goulart
093) Viajante - Ney Matogrosso
094) Vevecos, Panelas e Canelas - Beto Guedes
095) Comin' In And Out Of Your Life - Barbra Streisand
096) Do You Miss Me - Morris Albert
097) Eu Velejava em Você - Zizi Possi
098) Eu Voltei - Cláudia Telles
099) Mordomia - Almir Guineto
100) Meu Bem Meu Mal - Gal Costa

 O que passava na TV no dia 27 de Agosto de 1981

No SBT, canal 4

08:30 Educativo
09:00 Clube do Mickey
09:30 Superman
10:00 Papa-Léguas
10:30 Gaguinho e seus amigos
11:00 Pica-Pau
11:30 Popeye
12:00 Bozo
12:30 Looney Tunes
13:00 Marco
14:00 O povo na TV
18:30 Bozo
19:00 Tom & Jerry
19:30 Pica Pau
20:00 Pernalonga
20:30 Show da Lucy
21:00 Alegria 81
22:30 Filme "O Vale do Canaã"
24:00 Ferreira Neto

Na Rede Globo, canal 5

06:30 Telecurso 2º Grau
06:45 Telecurso 1º Grau
07:00 Jornalismo Estadual
08:00 O Sítio do Picapau Amarelo
08:30 TV Mulher
12:00 Globo Cor Especial
13:00 Globo Esporte
13:15 Jornal Hoje
13:45 Vale a pena ver de novo: Te Contei?
14:30 Sessão da Tarde: Na noite do passado
16:30 Jeannie é um Gênio
17:00 Show das Cinco
17:25 Globinho
17:30 Sítio do Picapau Amarelo
18:00 Novela: Ciranda de Pedra
18:50 Jornal das 7
19:00 Novela: O Amor é Nosso!
19:45 Jornal Nacional
20:10 Novela: Baila Comigo
21:10 Globo Reporter
22:10 Série: Plantão de Polícia
23:10 Jornal da Globo
23:20 Campeonato Panamericano de Basquete Masculino: Brasil X EUA
01:20 Filme: Soterrados

Na Rede Record, canal 7

06:00 TV Educativa
06:45 Desenhos
11:45 Cozinhando com Arte
11:30 Record nos Esportes
12:00 Record em Notícias
13:00 O Elo Perdido
13:30 Desenhos
18:45 Chips
19:45 Pica Pau
20:00 James West
21:00 Filme: Procurando Johnny Texas
23:00 Diálogo Nacional
24:00 Show da Meia Noite
01:30 Harry´O

Na Band, canal 13

10:00 Despertar da Fé
10:30 Novela: Pé de Vento
11:30 Terra de Gigantes
12:30 O Repórter
13:00 Cidade Aberta
16:00 TV Criança
18:25 Atenção
18:30 Novela: Os Imigrantes
19:30 Jornal Bandeirantes
20:00 Novela: A Deusa Vencida
20:55 Atenção
21:00 Filme: O Monstro do Lago Negro
22:55 Atenção
23:00 A volta do Santo
23:55 Atenção
24:00 Filme: O Cavaleiro Perfeito

Fonte de pesquisa: Acervo Veja, Memória Globo e Teledramaturgia


You Might Also Like

7 Comments

  1. Incrível viagem no tempo. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Vivi o ano de 1981, e foi demais mesmo. Saudades!!!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu cara, foi de arrepiar !

    ResponderExcluir
  4. Cara, Kalkitos e calculadora do professor corujinha, viajei no tempo, eu tive. Bons tempos...

    ResponderExcluir
  5. Eu nasci nesse dia 27 de agosto de 1981, muito bom eu poder ver esse blog!

    ResponderExcluir
  6. Post muito bem feito. Nasci em 28 de agosto de 1981!

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista