Sessão Nostalgia - parte I

julho 19, 2011

Hoje resolvi inaugurar uma nova série de postagens nostálgicas para os maiores de 30 anos, baseado nas minhas memórias sobre filmes, desenhos e programas de TV que passava antigamente, com certeza muita gente irá viajar no tempo junto comigo.

Começando a viagem, eu volto no ano 1980, quando passava o programa Disneylândia na Rede Globo nas tardes de sábado. O programa passava animações e também pequenos filmes, um desses filmes com certeza deve ter feito muitas crianças terem pesadelos ou ficarem com os olhos arregalados à noite. Trata-se do filme "O menino que falava com fantasma", foi produzido em 1978 pelo estúdios Disney e foi uma da história mais apavorante e bizarra que já assisti. Na história, o garoto Alexander se muda para um casarão colonial com a família e lá ele e sua amiga começam a ver o fantasma de uma menina chamada Inez. Era assustador quando se ouvia a menina chamando: Alexander, Alexander! 
O fantasma queria sua boneca de porcelana para poder descansar, no interior da boneca havia um diamante escondido. A cena que Inez fugindo de um velho que queria pegar sua boneca, cai num poço no meio de uma plantação e morre, foi algo terrível. É lógico que não mostraram a garota se espatifando no fundo do poço, mas a ideia de uma criança morrer no ponto de vista de outra criança é assustador. Mas Alexander desce no poço e recupera a boneca, fazendo com que o espírito de Inez descanse em paz. O filme não está disponível em DVD, mas pode ser encontrado pela Internet para download.




Quando Crônicas de Nárnia foi lançado, eu me recordei que já havia visto aquela história, foi num desenho animado que passou em 1981 na Rede Globo também. O desenho apenas se chamava O Leão e a Feiticeira.
A história era igualzinha ao do filme, a Rainha Branca parecia que havia roubado o figurino da madrasta da Branca de Neve e os monstros eram bem esquisitos e engraçados, também foi a primeira vez na minha vida que eu vi um personagem de desenho morrer, lembro que eu até chorei quando vi o leão Aslam apanhar e morrer sacrificado. A animação foi produzida em 1979.







Quem se lembra do filme de stop-motion Natal em Julho? Passava nas férias de Julho na Sessão da Tarde nos anos 80, a história tem como protagonistas, Rodolfo, a rena do nariz vermelho e seu amigo boneco de neve Frosty, juntos eles resolvem salvar um circo da falência. Como em Julho nos Estados Unidos é verão, Frosty não poderia ir pois poderia derreter, então com a ajuda de Winterbold, ele ganha pílulas mágicas que permitem que não derreta. O que eles não sabem é que Winterbold é muito mal e havia despertado depois muitos anos por causa do feitiço de Lady Boreal. Então com os conselhos do gênio de gelo da caverna, ele resolve se vingar de todas as coisas boas, roubando o lugar do Papai Noel. Ele parte no seu trenó guiado por serpentes voadoras. Eu me lembro que minha cena favorita do filme era o desfile do Circo na cidade, muito alegre e divertido. 











Falando em Natal, outro desenho animado que passava antigamente na Rede Globo, dentro do programa infantil Balão Mágico nos anos 80, era o Natal Cósmico, na história, Peter e sua gansa Lucy recebem a visita de 3 alienígenas que mais pareciam os 3 Reis Magos, eles vinham à Terra na missão de descobrir o real sentido do Natal. Peter tinha um coração puro e bom, mas não conseguia mostrar aos visitantes esse significado em que acreditava, pois nas ruas, as pessoas egóistas e individualistas só pensavam em compras de presentes. Mas quando Peter salva Marvin, um garoto mau que vive atormentando-o, de morrer num lago congelado, mesmo sabendo que ele havia roubado Lucy, os extraterrestres compreedem o que é o Natal e vão embora, deixando um belo anjo de luz no horizonte.








Quem se lembra do filme A Flauta Mágica que também passava nos anos 80 no SBT? Cuja a história tinha o garoto Jimmy que possuia uma flauta falante chamada Jimmy. O menino num passeio de barco acaba se perdendo numa tempestade e indo parar na Ilha Viva, onde encontra o dragão HR Pufnstuff que é o prefeito da cidade e tem a cabeça que parece um hambuguer, também vivem animais coloridos e psicodélicos. Na ilha também vivia a malvada bruxa Witchiepoo que voava numa vassoura motorizada junto com seu abutre Arthur, que vivem tentando pegar a flauta mágica.





You Might Also Like

22 Comments

  1. Há muito tempo pergunto sobre uma fillme de animação do mesmo estilo do Natal em julho. Lembro de pouquíssima coisa, mas havia um circo também e uma personagem q se chamava francesca e um garoto q era apaixonado por ela.
    Vi as imagens e acho q não é o mesmo filme.
    Vc sabe?
    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve ser alguma das animações classicas da rankin bass estudios, pesquise sobre no google: the classics rankin bass cartoon, coloquem em imagens e veja se algum dos desenhos que aparece nas fotos

      Excluir
  2. Eu me lembro vagamente desse filme, faz muito tempo. Tinha uma outra animação sobre a vida do Papai Noel, quando ele era garoto, pode ser esse filme.

    ResponderExcluir
  3. Grandes clássicos! Estou há anos a procura de um desenho animado que vi umas duas vezes, nos anos 80, onde contava a história de um garoto que tinha sua mãe assassinada por uma força maligna. Ele acaba sendo educado por um velho numa montanha, aprendendo defesa pessoal (kung fu, creio) e inclusive a se teletransportar em pequenas distâncias. Só lembro disso, mas a estética do desenho era meio como "O Leão, A Feiticeira...". Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais de 8 anos depois,eu leio isso. Rs. E aí? Lembrou o nome dessa animação? Tbm queria rever esse desenho.

      Excluir
  4. E sim, "The Child Of Glass" é o maior clássico da minha infância. Perturbador.

    ResponderExcluir
  5. Há tempos vi no cinema e depois na TV (Programa Disneylândia) um filme cuja trama é assim: A família é nova na cidade e o menino vai para a escola.Na escola, ele é perseguido por um mau elemento que fuma droga.Ele chantageia o menino para roubar coisas de casa, entre essas, um broche de brilhantes.Há um tio com a namorada, que vão ajudar o garoto.Sabe o nome do filme?
    tioze.artes@bol.com.br

    ResponderExcluir
  6. Curti todos quando era criança, hoje tenho 46 anos, boas lembranças!!!

    ResponderExcluir
  7. eu adorei finalmente saber o nome deste filme... e meio da época do Geração Proteus ( robô que prendia e engravidava uma mulher dentro de casa.... Rigby o cão gigante... affeee

    ResponderExcluir
  8. Estava realmente procurando pelo filme da fantasminha Inez! Adorava assistir só pra passar medo! Kkk

    ResponderExcluir
  9. Amo esse filme, passou nos anos 80 na globo. Saudades!

    ResponderExcluir
  10. eu tinha 10 anos nessa epoca,..lembro que fiquei muito assustado ,..tinha aquele ambiente assustador ..muito bom e procurei muito tempo saber o nome do filme agora achei,..valeu

    ResponderExcluir
  11. Não me lembro o nome do filme, mas era uma animação bem final anos 70 para início anos 80.. o filme tratava se de uma menina que era uma robô de nome "Francesca" que morre no final em um barco sob o luar..uma animação que marcou muito minha infância...alguém poderia me ajudar??? sim, já pesquisei muito ,mas nenhuma ajuda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme que você procura se chama "A Festa do Monstro Maluco", mas a robô Francesca não morreu no final, ela apenas chora. Espero ter ajudado!

      Excluir
    2. Hoje, com os vazamentos da vaza-jato sobre a Raquel Dodge ser detonada pelo Dallagnol, percebi que ela se parece com a personagem Francesca pelo seu cabelo laqueado. Porém não me lembrava do nome do filme. Eu era pré-adolescente quando assistia na tv. Dei um google e caiu neste comentário com o qual vc respondeu a dúvida do interlocutor acima. Obrigado, agora vou ver o filme no youtube.

      Excluir
  12. Eu me recordo que tinha um filme ou desenho que parecia a casa do Papai Noel... Ele contava várias histórias de natal... Uma delas era de um menino que narrava para seu cãozinho o nascimento de Jesus... Estou louca atrás dele e não acho

    ResponderExcluir
  13. Minha nossa ... vc descobriu a máquina do tempo kkkkkk viajei .
    Mas faltou aí .DIGBY O MAIOR CÃO DO MUNDO .

    ResponderExcluir
  14. Queria encontrar dois desenhos antigos, um era de um menino que perdia a mãe e saia a procura dela pelo mundo, onde encontrava irmãos mais velhos que explicavam que ela tinha morrido. Outro eram alunos que viravam a lousa e iam para outro mundo, passava de manhã no SBT. Tinha tb um filme que passava na sessão da tarde a marca do Falcão, eram sobre dois irmãos órfãos. Queria saber o nome dos dois desenhos e encontar o filme!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Procuro por um filme que passou na disneylandia! Que conta a historia de um sino de prata que está no fundo de um pantano. Onde vive um crocodilo que vigiava o sino.Alguem sabe o nome desse filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um episódio chamado The Boy from Dead Man's Bayou, infelizmente não encontrei como ele se chama em português

      Excluir
  16. Era mesmo assustador, mas adorava assistir, me lembro que dava muito medo ela chamando o Alexander,
    mas tbm a música que cantava, Frére Jacques kkkkk valeu a recordação!!

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista