Os Álbuns de Figurinhas de minhas Memórias

maio 14, 2010

Hoje eu li uma reportagem no jornal dizendo que o álbum da Copa 2010 está fazendo muito sucesso entre crianças e adultos, então comecei a viajar no tempo fazendo uma retrospectiva dos álbuns que eu, meus irmãos, parentes e amigos colecionaram e resolvi postar. Acho que assim como eu, muita gente vai voltar no tempo também, afinal tem muitas coisas na vida que todos tem em comum.


 1982 - O ano da Copa na Espanha, esse foi o meu primeiro álbum de figurinhas, do chicle de bola Ping Pong. Eu me lembro que toda a hora eu estava enchendo o saco do meu pai para ele me dar dinheiro para comprar chiclete por causa das figurinhas. 

 Ainda no final de 1982, eu comecei a colecionar o álbum Disney de A a Z, com os personagens e as letras do alfabeto, algumas brilhavam no escuro, era muito divertido. Eu me lembro que as figurinhas tinham um tipo de cola atrás que a gente lambia e tinha sabor de chiclete.




Em 1983, novamente o universo Disney veio fazer parte das minha coleção com o álbum de figurinhas Galeria Walt Disney, a novidade que as figurinhas eram autocolantes e não precisavam de cola.




 No mesmo ano eu me lembro de ter colecionado o álbum Alto Astral, onde o personagens das figurinhas eram o signo dos zodíacos, eu achei meio chatinho e não colecionei por muito tempo.


Esse álbum da Turma da Mônica, foi uma febre entre a garotada, eu me lembro que no colégio o pessoal jogava bafo apostando as figurinhas. Ele vinha um pôster que era o mapa-mundi e tinha figurinhas que eram transfer no qual os personagens da Turma da Mônica estavam vestidos com trajes típicos dos países e se decalcava no mapa. Esse eu fiquei triste por não ter completado.
 

 Em 1984, foi a vez do meu irmão começar a coleção de figurinhas dele, ele começou com o álbum Os Intocáveis que tinha simpáticas crianças desenhadas vestidas de gangster.  



 Minha irmã vendo todo mundo colecionando figurinhas resolveu aderir a onda. Pobre papai que tinha agora 3 filhos pedindo dinheiro para figurinhas. Ela colecionava Fofura, um álbum que o nome já diz tudo, tinha bichinhos fofos e com alguns detalhes dourados. O que minha irmã gostava era das letras do alfabeto decoradas que vinha também.


 Em 1985, o Menudo virou uma mania mundial, eu não colecionei essas figurinhas, mas as minhas colegas de sala sim e todas elas vinham pedir para eu traduzir as frases românticas que estavam escritas em espanhol, já que eu era neto de espanhóis e entendia as frases.


 Em 1985 também saiu o álbum de figurinhas da Moranguinho, minha irmã que não colecionava o Menudo, gostava dessas figurinhas, algumas com detalhes dourados e letras em forma de morango.






 Esse álbum Bem Me Quer era minha prima que colecionava, minha irmã comprava apenas algumas figurinhas para colar no caderno. Eram ilustrações criadas por Sarah Kay.


 Ainda em 1985 com o sucesso da novela Roque Santeiro, acabou virando um álbum de figurinhas no qual era um pôster que se colava as fotos do elenco de um lado e de outro tinha uma versão caricata. Alguns amigos colecionaram as figurinhas.


 Eu me lembro que meu irmão colecionou o álbum Show Time, no qual a atração era o design gráfico, tinha de tudo um pouco, logotipos, ícones e algumas aberturas da Rede Globo criadas por Hans Donner.










 Esse álbum dos Super Heróis era muito legal, mas desisti logo no início porque naquela época tinha a inflação e o preço das figurinhas subiam a cada semana. Eu me lembro que umas figurinhas metalizadas muito bonitas, era um show.

 Quase ia me esquecendo, esse álbum só quem é do Paraná e está na faixa dos 30 anos vai se lembrar, é o álbum do Clube do Zequinha, o álbum era distribuído pelo Governo do Estado do Paraná em todas as escolas. Era um palhaço que aparecia em cada figurinha vestido com uma profissão.  A gente trocava notas fiscais por pacotes de figurinhas, era até engraçado, quando os nossos pais chegavam em casa com sacolas, logo a criançada exigia as notas para poder completar o álbum.


Esse álbum California Dreamers, eu colecionei de sócio com meu irmão. Tinha fotos bem criativas e fantásticas, até pareciam campanhas publicitárias, esse álbum teve muitos marmanjos que colecionaram também.

O álbum do Pantanal foi a coleção da minha irmãzinha caçula que também enchia o saco para comprar chiclete para completar o álbum.


O álbum Volta ao Mundo, foi colecionado pela minha irmã, tinha trajes e bandeiras do Brasil e do mundo, com personagens em estilo mangá


Que Rei sou eu? foi uma novela de 1989 que fez muito sucesso, se passava na Idade Média e o Reino de Avilan era uma crítica sarcástica ao Brasil e também virou álbum. Eu colecionei juntamente com eu irmão.

Antigamente o chocolate Surpresa vinha figurinhas do álbum "Campos e Cerrados" com animais da fauna brasileira. Meu irmão colecionava e faltou apenas 3 figurinhas para completar. Nunca foi tão "doce" colecionar um álbum como esse.





 Em 1988, a novela "Bebê à bordo" que virou álbum. Eu me lembro que as minha colegas do colégio colecionavam. 




 Teve dois álbuns, que eu quase esqueci foi os do Sítio do Pica Pau Amarelo, acho que o pessoal da minha geração adorava assistir os episódios que passavam na TV. Todo mundo viajava naquelas aventuras. O 1º album saiu em 1979 e o outro foi lançado em 1981.



Em 1991, a novela Vamp lançou uma vampiromania semelhante ao da saga Crepúsculo e da série True Blood. Virou álbum de figurinha, esse eu não colecionei mas tinha várias amigas que colecionaram.

You Might Also Like

4 Comments

  1. Janaína Fernandes25 maio, 2010 14:11

    Minha nossa João! Dessa vez não pude deixar de comentar. Que viagem no tempo esse post. Parece que eu estou até me vendo colando as figurinhas da Fofura,Bem me Quer e Moranguinho ..rsrs

    ResponderExcluir
  2. Adrei os albuns,eu tbm colecionei o album ping pong(meu 1°)meu irmão sequestrou ele e não quer me devover,e tbm tenho o do menudo até hj

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ver as figurinhas do Zequinha, eu colecionava quando criança!

    ResponderExcluir
  4. Este da Disnem Galeria eu cheguei a te lo +agums ai Voce falou de figurinhas metalizadas ...vc viu as do Thundercats e Tramsformes tinha metalizadas era um shou a parte! Pena q hoje em dia ja NAO se faz + Albums assim ?!
    Valeu um abraço =)

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista