Avon 125 Anos

janeiro 07, 2011


A multinacional Avon International completa em 2011, 125 anos de uma história de sucesso. Tudo começa em 1886, em Nova York com o vendedor de livros David McConnell, que ao vender seus livros de porta em porta, oferecia um frasco de perfume como brinde. Os perfumes de David fizeram muito sucesso, então ele resolveu mudar de ramo e se dedicar aos cosméticos. 
Aos 28 anos de idade apenas, David fundou a California Perfume Company em um escritório de apenas 46 metros quadrados. Sua primeira linha de perfumes possuia 5 fragrâncias: Lírio-do-vale, Violeta, Heliotrópio, Rosa branca e Jacinto. 
 A primeira revendora da Avon, foi a viúva Florence Albee, que ofereciam os perfumes num sistema inédito e que torna a Avon pioneira no estilo de venda porta em porta, que é copiado por muitas empresas hoje em dia. As vendas feitas pela Sra. Albee deram tão certo que David contratou outras revendedoras. Florence Albee se tornou uma lenda para Avon, e constantemente é homenageada com boneca reproduzindo seus trajes.
Em 1932, além dos perfumes, começa a produção de outros cosméticos como batons, pó compactos e rouge.
Em 1939, a California Perfume Company muda de nome ficando Avon em homenagem ao nome da cidade onde nasceu William Shakespeare, Stratford On Avon.
Os negócios iam ampliando e David espalhou escritórios por todo o território americano. Mas em 1906, o escritório em San Francisco foi destruído por um terremoto. 
Em 1914, a Avon instala seu primeiro escritório fora do Estados Unidos, no Canadá.
Nos anos 50, com o auge da industrialização e o estilo de vida americano em alta, o Avon explodiu em vendas, necessitando a construção de novas unidades da empresa para atender a demanda.
No Brasil, a primeira fragrância do Avon à fazer sucesso foi Rosa Silvestre em 1960 e em 1983, a colônia Encontro foi a primeira fragrância totalmente desenvolvida em nosso país.
Em 1989, a Avon anuncia o fim dos teste de seus produtos com animais.
Hoje a Avon possui uma empresa numa área de 20.900 metros quadrados, onde trabalham 300 cientistas que pesquisam e criam os cosméticos mais renomados do mundo.
As fragrâncias do Avon, sempre seguiram as tendências de cada época como por exemplo, nos anos 50 e 60, a moda eram dos perfumes aldeídicos, ou seja aqueles sintéticos, fabricados em laboratórios e ainda hoje, as pessoas idosas se mantém fiéis aqueles perfumes que usaram na juventude.
A perfumaria Avon deu um grande passo após o ano 2000, sofisticou mais a sua linha de perfumes e várias celebridades como Fergie, Reese Whitespoon e Patrick Dempsey lançaram suas fragrâncias com o selo Avon, também grifes da moda como Christian Lacroix, Ungaro e recentemente Herve Lerger produziram perfumes criando uma linha mais luxosa e diferenciada.
Uma coisa que me irrita, são aquelas pessoas que torcem o nariz quando se fala em produtos do Avon, dizem que são "produtos de pobre", eu acho tão arrogante e ignorante isso por parte de quem fala, pois o Avon é uma empresa sólida que sobreviveu à duas guerras mundiais, crises econômicas, foi pioneira na valorização da mulher no mercado de trabalho e ainda inovou em sua época, quando as outras empresas de cosméticos ainda nem se cogitavam aparecer, destina parte de sua renda da venda de cosméticos para financiar pesquisas sobre o câncer de mama e faz campanhas contra a violência doméstica. Essa empresa merece nosso aplauso e em pé ainda, os cosméticos e perfumes são excelentes, inclusives ganhando prêmios e aparecendo nas mais renomadas revistas de moda. Então, eu acho que não há motivo para se falar mal de uma empresa tão tradicional e poderosa.
A Avon de alguma forma está ou esteve presente em nossas vidas, pois sempre vai existir uma amiga que usou um brilho rolette, a tia que usa um perfume do Avon e sempre lembramos dela por causa da fragrância ou o aroma do talco que a vovó usava.
Minha falecida mãe foi revendedora do Avon nos anos 60, e foi por causa disso que ela conheceu o meu pai, pois minha tia, irmã dele era revendedora também.
Contar uma história de 125 anos em uma postagem é bem dificil, então conforme eu for me lembrando e encontrando coisas novas, irei colocando aqui. Também aceito as sugestões e colaboração dos leitores, com fotos ou ideias para essa postagem.

Florence Albee - a primeira revendora Avon
Evolução dos logos

Pretty Peach - o perfume da "maçãzinha" que na realidade era uma pêssego

Linha infantil lançada nos anos 80 - Eu usava!

Um dos primeiros talcos fabricados pelo Avon



Carruagem da Cinderela - um sachê perfumado para colocar no guarda-roupa



Charisma com sua inconfundível embalagem vermelha foi lançada em 1968


Wild Country - 1967
Topaze - 1959
Timeless - 1974
Sweet Honesty - o perfume dos namorados na embalagem surgiu em 1973
Odyssey - 1981
Occur! - 1963
Mesmerize - 1992
Far Away - 1994
Emprise - 1976
Candid - 1977
Unforgettable - 1960
Tai Winds - 1972
Spicy - 1975
A atriz Reese Whitespoon, a garota propaganda do Avon na atualidade
A mítica Elizabeth Taylor lança uma coleção de jóias em 1993 pelo Avon
Linha masculina Avon for Men de 1962
A cantora Fergie e seu perfume Outspoken lançado em 2010
Linha Mirada, lançada em 2010

A Avon sempre inovou com o design gráfico de seus catálogos que estimulam o consumo

Avon em 1960 possuia 199 produtos
A fragrância Here´s My Heart de 1957, que se chamou Toque de Amor aqui no Brasil

You Might Also Like

24 Comments

  1. recorda muito a infançia, quando ter perfumes com embalagens bomitas, era ser chik. adorei ver o frasco-torre e o telefone, fizeram parte da minha vida.

    ResponderExcluir
  2. É história...e lembranças de um tempo que se foi. A avon já lançou tantos perfumes, que sempre me vem a curiosidade em saber quantos perfumes a empresa já lançou

    ResponderExcluir
  3. sou uma revendedora da avon a muitos pedidos do outro frasco do toque de amor sera qe poderiamos ter para vendermos novamente agora no dia das maes sera bem vendido adoro ter otimos fragranias em casa obg por fazer parte da minha vida avon

    ResponderExcluir
  4. Bom seria se a Avon fizesse uma campanha retrô onde lançasse antigas embalagens! Seria um sucesso! Aquele do rádio antigo, do cachorrinho, do telefone, tenho uma embalagem que é um ursinho. Mesmo que as fragâncias fossem atuais em vidros antigos! Que tal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria ótima, mas acho que eles não produzem mais embalagens assim por causa do alto custo que ficaria nos dias de hoje e encareceria os perfumes. E a opalina é um produto tóxico,que não pode ser reciclado.

      Excluir
    2. Que pena... mas não seria possível reproduzir com outro tipo de material que seja reciclável e não tóxico? Afinal a tecnologia está tão a frente. Imagine então se fosse em miniaturas, como foram lançadas algumas há alguns anos... Tenho algumas e infelizmente uma se quebrou (pretty blue), até hoje fico torcendo para que saia novamente e eu possa repô-la... rs Mas dessa vez poderia lançar essas antigas que tanto marcaram a história da Avon. Ah, seria um sonho!

      Excluir
    3. Concordo com vc TB tenho saudades das embalagens antigas essa de cachorrinho, posta a foto pra mim eu ia adorar! Me lembro das bonequinhas com cabelinho e tudo rsr,e ursinho, carrinho era uma graça!

      Excluir
  5. Eu adoro Avon e gostaria de sentir novamente o cheirinho gostoso da fragrância Pretty Peach ,ela me transporta para um tempo muito gostoso da minha vida,a minha adolescência.Era uma colônia muito gostosa,suave,mas maravilhosa.Aos dezesseis anos eu me tornei revendedora da Avon e adorava vender.Passei uns anos revendendo e depois parei.Depois de uns quarenta anos voltei e estou revendendo.Admiro e sou fã da Avon, serei fã eternamente.

    ResponderExcluir
  6. Quem usou Avon nunca esquece: até hoje eu uso Toque de Amor, Charisma, Topaze, Sweet Honest. É uma pena que estão saindo de catálogo as únicas fragrâncias clássicas que ainda fabricavam. É uma pena que não fabriquem mais, pelo menos em série limitada, Rapture, a mais apaixonante das fragrâncias da Avon, seguida de outras como Unforgettable, Pretty Peach, Rosa Silvestre, Wishing, field flowers, etc. etc. Ah, se a Avon tivesse um canal para ouvir sugestões de seus clientes fiéis.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria muito que a Deo colonia Innocence voltasse, nunca mais tive outro perfume igual

    ResponderExcluir
  8. gostaria muito que a avon fizesse as colânias como encontro,tai winds,muitas colônias que fizeram sucesso e fariam hoje com certeza.

    ResponderExcluir
  9. Por favor fabriquem o perfume pretty peach novamente muito bom embalagem linda fragrância maravilhosa

    ResponderExcluir
  10. Pretty Peach,me lembra a minha avó,uma recordação maravilhosa,seria muito bom que a empresa fizesse o relançamento de algumas frangancia, como essa. Até mesmo para relembrar, ou reviver momentos da Avon.

    ResponderExcluir
  11. Pretty Peach,me lembra a minha avó,uma recordação maravilhosa,seria muito bom que a empresa fizesse o relançamento de algumas frangancia, como essa. Até mesmo para relembrar, ou reviver momentos da Avon.

    ResponderExcluir
  12. Que matéria linda!!!! Realmente, imagino que todos têm alguma recordação despertada por uma fragrância da Avon: uma avó, a mãe,a infância, a escola... Eu tenho várias, a ponto de me emocionar... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  13. Queria que o Blueness Avon Scents voltasse... adoro a avon e sou consumidora assumida!Há perfumes que não são mais fabricados que povoam nossa memória olfativa...

    ResponderExcluir
  14. Porque não fabricam mais o Pretty Peach era uma delícia!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho esse perfume a venda e está abaixo da metade. trabalho com perfumes antigos avon, boticário e natura.

      Excluir
    2. Vc tem aquele que era uma bonequinha com a roupa de bolinhas igual um pijama?

      Excluir
  15. O melhor da Avon pra mim era a colonia Jasmim que eu usava nos anos 70.Uma delícia!Por favor tragam Jasmim de volta!!!

    ResponderExcluir
  16. Eu ia amar se voltasse o perfume Noite de estrelas usei na minha adolescência

    ResponderExcluir
  17. gostaria de saber se voces lembram do perfume violeta,era maravilhoso

    ResponderExcluir
  18. Nossa...viajei pela infância...matei saudades do papai,da vovó da adolescência.
    As embalagens tinham romantismo.
    Amei...

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista